Setembro Amarelo

05 • 09 • 2022 | POR: Silas Araújo

Setembro Amarelo

O dia mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro, campanhas ocorrem durante todo o mês. Fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio em todo o mundo anualmente. E a quarta maior causa de óbitos é entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil cerca de 38 pessoas tiram a própria vida por dia são em média, 14 mil suicídios por ano no país os dados são do Ministério da Saúde.

A importância da campanha é espalhar informações úteis para quem sofre ou não de algum transtorno ou doenças, como a depressão que também está relacionada a fatores sociais. Além da ajuda profissional todos devemos trabalhar ativamente na conscientização na prevenção do suicídio mostrando a importância que a vida tem. A informação sempre será a melhor forma de ajudar alguém próximo a sair dessa situação crítica, saber identificar os sinais ouvindo sem julgamentos.
O SINDSEMP listou outras ações:
• Oriente-o a procurar ajuda profissional; as intenções poderão ser as melhores, mas não anula o acompanhamento profissional.
• Relacionamentos são um fator de proteção para quem tem depressão; Pessoas muito sozinhas estão mais aptos a sofrer com a doença até que se agrave.
• O consumo de álcool e drogas; Álcool e as drogas são escapes e podem piorar o quadro pelo efeito depressor.
• Praticar esportes; Atividades físicas são parceiras de quem está em depressão. Além de fazer bem para corpo e mente, a atividade física é um incentivo para sair e socializar. No começo será difícil. Mas não desista e muito menos leve as negativas para o lado pessoal.
• A depressão é uma doença que tem tratamento; Não faça comentários sugerindo que a pessoa tem falta de Deus ou falta de vontade de sair da situação, julgamentos não ajudam.
Procure ajuda O Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece atendimento voluntário e gratuito por email, chat e telefone (188) todos os dias. Existem instituições universitárias com curso de psicologia que geralmente disponibilizam atendimento psicológico gratuito às pessoas que queiram conversar.

COMPARTILHE

Artigos Relacionados