Ipasgo começa a implantar Sistema Eletrônico de Informações

05 • 06 • 2017 | POR: administrador

Ipasgo começa a implantar Sistema Eletrônico de Informações

O Ipasgo está começando a implantar internamente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema implementado pela Secretaria de Gestão e Planejamento, que permite a gestão de processos e documentos eletrônicos. Para garantir que o SEI possa ser implantado em todo o Estado de forma simultânea, segura e com mínimo de riscos para os serviços prestados diariamente ao cidadão, a Segplan dividiu a implantação em 3 fases.

O SEI é uma ferramenta que permite a virtualização de processos e documentos nos órgãos dos governos, contribuindo para a modernização da administração pública por meio do aprimoramento da gestão documental, além de facilitar o acesso à informação por parte de servidores e cidadãos, propiciando celeridade, segurança e economia.

Nesta sexta-feira, 2, o presidente do Ipasgo Francisco Taveira Neto convocou os diretores, gerentes, supervisores e coordenadores para uma reunião de sensibilização dos colaboradores para a implantação do sistema no Instituto. Taveira lembrou que os processos são instrumentos de garantia dos direitos do cidadão e a tramitação eletrônica gera mais segurança, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. “Hoje todos os processos do Ipasgo são feitos em papel, o que gera, além de riscos, um grande passivo ambiental. Então o que estamos fazendo é quebrando paradigmas”. O presidente pediu ainda comprometimento de todos os líderes na disseminação da nova ferramenta.

O gerente de Secretaria Geral e Ouvidoria (GESGO) do Ipasgo, Eudenísio Batista, explicou que o Instituto está entrando na segunda fase de implementação, que é de “virtualização” dos processos, quando os documentos físicos serão escaneados e incorporados ao processo virtual. Somente na 3ª fase de implantação do SEI é que os documentos já serão criados eletronicamente e também terão assinatura digital. De acordo com a Segplan a previsão é de que em 18 meses o sistema esteja funcionando plenamente em todos os órgãos da administração estadual.

No Ipasgo o treinamento dos colaboradores começa na próxima semana e estará a cargo da Coordenação de Protocolo e Expedição da GESGO. As equipes de Tecnologia da Informação também darão o suporte necessário para a implementação do sistema, que está sendo acompanhado ainda pela Supervisão de Gestão de Qualidade.

Para os usuários do Ipasgo a mudança não implicará em nenhum impacto imediato, mas com a implantação total do novo sistema, ele vai ganhar em agilidade e segurança na tramitação dos processos.

IPASGO

COMPARTILHE

Artigos Relacionados