NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (SINDSEMP-GO) repudia veementemente a fala do Professor Doutor Rodrigo Ribeiro Bastos, proferidas durante o Encontro de Direito e Tecnologia, realizado no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAM), na última Sexta, 25 Agosto 2023.
“…seremos nós, os operadores do direito, que vamos deixar a carga dos meninos espinhentos da informática, que ficam no porão de algum lugar aí? … No Poder Judiciário, quem tem poder é o chefe da informática, porque ele é o único cara que pode declarar o estado de exceção. Se ele apagar o banco de dados, acabou, não tem desembargador, Presidente, juiz, para chorar na cama que é quente. Se um dia ele surtar e apagar o banco de dados, acabou, esse negócio aqui data… Mas a gente vai deixar essa turma espinhenta da informática fazer esses algoritmos ou somos nós, operadores de direito que vamos tomar a frente disso?”
Tais palavras foram desrespeitosas e muito ofensiva aos profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
O referido professor, ao sugerir de maneira despropositada que assume o papel de profissionais envolvidos em suas respectivas áreas, apenas para evitar supostos riscos, revela a extensão de sua falta de compreensão sobre o tema.
O mundo se moderniza e a cada dia inovações tecnológicas são colocadas a disposição da população e isso torna cada vez mais relevante o trabalho dos profissionais de TI e esse tipo de desrespeito com esse profissional é inadmissível, em quaisquer lugar, principalmente dentro do Poder responsável por fazer justiça.