SINDSEMP-GO participa de Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal

saúde!
27 • 07 • 2023 | POR: Silas Araújo

SINDSEMP-GO participa de Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal

Na manhã de hoje (27/07), Gilclésio Campos, presidente do SINDSEMP-GO e coordenador legislativo da FENAMP, participou representando as entidades, no auditório do Ministério do Planejamento e Orçamento e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos da cerimônia de abertura do Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal.
O evento promovido pela Ministra Ester Dweck, contou com a participação da primeira-dama Janja Lula e várias outras ministras e ministros do governo Lula, prestigiando o lançamento do grupo de trabalho interministerial que irá elaborar um plano de trabalho para promover relações saudáveis e respeitosas no serviço público.
Representando os sindicatos, Maria Lúcia Lopes discursou e ressaltou, que os “Os sindicatos são os principais receptores de denúncias de assédio moral e conhecem bem onde se localiza os limites de enfrentamento dessa situação”.
A Ministra da mulher Cida Gonçalves falou sobre a necessidade de enfrentar e denunciar o assédio. Segundo a Cida Gonçalves, se a vítima não tiver condições de fazer a denúncia, que alguém faça por ela. “É importante dar credibilidade a palavra da vítima”, destaca a Ministra.
A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Ester Dweck, destacou ministra disse que o Governo agirá com rigor ao tema assédio e a discriminação, e que a atuação “Não estará apenas na investigação séria e na correção desses processos de maneira individualizada, há que ter ciência dos processos estruturantes e fundantes do assédio, e da descriminação que remontam à formação socioeconômica brasileira e que as violências de base raciais e de gênero tiveram lamentavelmente presentes. O enfrentamento dessas atitudes também passam por uma tomada de consciência processos formativos contínuos”. Pontuou.
A Primeira-dama Janja Lula falou sobre importância da criação do grupo de trabalho: “É uma orientação do presidente Lula para que a gente possa realmente vencer isso (o assédio e à discriminação). Seria muito melhor para a sociedade se a gente não precisasse mais ter um GT desse mais infelizmente a gente precisa e muito falar sobre isso.” Destacou a primeira-dama.
Segundo Gilclésio Campos” O trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal tem tudo para produzir excelentes resultados no enfrentamento ao assédio no futuro, mudando a forma como o assédio é enfrentado pela administração pública no Brasil, em qualquer das esferas, e com isso a saúde mental do servidor público poderá ser preservada, assim com muitas vidas”.

COMPARTILHE

Artigos Relacionados