Outubro Rosa

sindsemp site
07 • 10 • 2024 | POR: Silas Araújo

Outubro Rosa

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, o que ressalta a urgência de campanhas como o Outubro Rosa. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os fatores de risco, sinais da doença e a importância da detecção precoce.

Além da conscientização sobre o câncer, o Outubro Rosa enfatiza a importância do autocuidado contínuo. As campanhas promovem palestras e ações comunitárias que abordam hábitos saudáveis, reforçando que a saúde deve ser uma prioridade diária. Essa mobilização é essencial para criar uma cultura de prevenção, garantindo que mais mulheres tenham acesso à informação e aos cuidados necessários, e estimulando um ambiente de apoio e solidariedade entre todas.