10 de outubro o Dia Mundial da Saúde Mental

10 • 10 • 2022 | POR: administrador

10 de outubro o Dia Mundial da Saúde Mental

Em 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, que é lembrado todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o problema em todo o mundo e mobilizar esforços para apoiar aqueles que enfrentam transtornos mentais, todo o ano. Desde 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza uma campanha global para destacá-lo.
Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
O papel da sociedade civil precisa ser aprimorado para que as pessoas possam dar sua própria contribuição para a saúde mental e o bem-estar nas suas comunidades e locais de trabalho.
Muitas pessoas só procuram um profissional da saúde mental quando já existe um caso mais sério. Pedir ajuda o mais cedo possível é um ato de coragem e a melhor forma de prevenção contra quadros clínicos graves.
Portanto, no Dia Mundial da Saúde Mental, nós do SINDSEMP separamos algumas dicas que conseguem colaborar para a manutenção do funcionamento cerebral.
Confira:
Deixe as preocupações de lado, não deixar as preocupações virarem o centro da sua vida é uma das dicas mais importantes quando se fala em saúde mental.
Dedique um tempo a você, mesmo em meio à correria do dia a dia, é extremamente importante reservar momentos somente para você
Priorize o lazer, é extremamente importante ter períodos de descanso. Somente assim é possível refrescar a mente e se preparar para novos desafios.
Pratique atividades físicas, escolha uma atividade ou esporte que lhe traga prazer, e pratique-o ao menos três vezes por semana.
Durma bem, ter uma boa noite de sono também é essencial quando se fala em saúde da mente. Embora cada pessoa tenha uma quantidade de horas necessárias para se sentir bem.
Se cobre menos, a melhor maneira de crescer é buscando melhorar-se diariamente.
Faça terapia, a realização de terapia com um psicólogo é uma maneira saudável de organizar os seus pensamentos e manter a saúde mental em dia.
Alimente-se bem, a alimentação saudável também ajuda a manter a saúde mental em dia. Sendo assim, é muito importante:
Busque ajuda, quando sua saúde mental não estiver da maneira que você gostaria, pode ser hora de buscar ajuda médica. Procure um profissional de sua confiança e solicite atendimento. Transtornos mentais são doenças que merecem ser investigadas e tratadas da maneira adequada!

COMPARTILHE

Artigos Relacionados