INFORME DA GREVE – SINDSEMP PROTOCOLIZA REQUERIMENTO POR VOTAÇÃO ABERTA

05 • 11 • 2015 | POR: administrador

INFORME DA GREVE – SINDSEMP PROTOCOLIZA REQUERIMENTO POR VOTAÇÃO ABERTA

Layout 2 X 0,80 MtO SINDSEMP protocolizou requerimento direto na Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás nos sentido de que a votação para apreciação do veto ao autógrafo de lei n. 289/2015 não seja secreta e sim de forma aberta conforme já ocorre no âmbito federal.

Desde a promulgação da Emenda constitucional n. 76 de 28 de novembro de 2013 foi suprimido a expressão em “escrutínio secreto” do § 4o do artigo 66 da Constituição Federal, e, assim sendo, no âmbito do Congresso Nacional, as apreciações de veto se fazem mediante votação aberta.

Por sua vez, o Supremo Tribunal Federal já pacificou entendimento que as normas da Constituição Federal relativas ao processo legislativo são de reprodução obrigatória nas Constituições do Estado.

Diante disso o SINDSEMP aguarda despacho favorável da Presidência daquela casa legislativa, respaldado pelo paralelismo das formas, no sentido que a apreciação do referido veto seja feita de forma aberta, para que não ocorra nenhuma nulidade no procedimento.

OFÍCIO SINDSEMP

COMPARTILHE

Artigos Relacionados